Exposição Tutankamon ...

... apenas até dia 30 de Outubro.


by alegna

Fui finalmente ver a Exposição Tutankamon na Alfândega do Porto, onde está patente desde Abril deste ano.

É pena serem apenas réplicas em tamanho real ... em Londres vi originais e não paguei entrada :) aqui pagamos 9 euros ... As réplicas desta exposição dizem respeito aos artefactos encontrados por Carter em 1922 no túmulo do faraó Tutankamon.

A exposição inicia com um documentário de 20 minutos sobre as descobertas de Howard Carter.




by alegna

O túmulo de Tutankamon foi descoberto na cidade egípcia de Luxor, nunca ninguém o tinha descoberto, estava bem preservado dos ladrões de túmulos. Ele foi faraó com 9 anos de idade até aos 18 anos, que foi quando morreu. Pensa-se que morreu ou por assassinato, ou poderá ter sido de tuberculose. Na altura da morte o Egipto vivia uma crise económica e política. A tese de assassinato ganha cada vez mais adeptos entre os egiptólogos em detrimento da antiga crença de que tinha morrido de tuberculose. Os faraós eram sepultados com todos os escravos vivos, para os servirem na morte. 


by alegna

Uma das peças em exposição é o trono do Faraó Tutankamon, onde aparece sentado com os pés apoiados sobre um banco com almofada. Diante dele, em pé, encontra-se a jovem esposa de nome Ankhesenamon.


by alegna

Sem comentários:

Enviar um comentário