Plástico fino e flexível ...

... é o material da nova nota de £5.

imagem by web

O Banco de Inglaterra lançou uma nova nota de cinco libras que é feita de um plástico (polímero) que a torna, diz o banco, mais resistente à água, à sujidade e ao desgaste. A nota possui ainda uma série de novas funcionalidades de segurança.

Ao toque são completamente diferentes das notas anteriores :)

O site criado de propósito para a nova nota – que é conhecida como “fiver” no Reino Unido – enumera as vantagens do novo material. “Esperamos que cada nova nota de polímero [o material plástico] dure pelo menos 2,5 vezes mais do que as actuais notas de papel. Isto é porque o polímero é mais forte do que o papel e por isso as notas podem aguentar melhor serem repetidamente dobradas em carteiras ou serem amarfanhadas nos bolsos”.


A nova “fiver” tem duas imagens da rainha Elizabeth: uma, maior, da rainha quando jovem, e uma outra imagem, mais actual e também mais pequena e discreta. Do outro lado da nota, surge um carrancudo Winston Churchill, o conhecido estadista inglês que foi primeiro-ministro durante a II Guerra Mundial e Prémio Nobel da Literatura.

O governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, afirmou que, “tal como Churchill, a nova nota de polímero vai resistir ao teste do tempo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário