Este é o primeiro post sobre uma cidade que sempre tive muita curiosidade de conhecer ... quer pela obra do pintor Johannes Vermeer quer pela importância que teve na azulejaria portuguesa. Pois no século XVII e durante quase cinquenta anos importavam-se da Holanda painéis em azul e branco influenciados pela cerâmica chinesa e azulejos de "figura avulsa" tão característicos dos Países Baixos.
A cidade que é mundialmente conhecida pela indústria da porcelana - Delft Blue, caracterizada pelas cores azul e branca. Existiam mais de 30 fábricas no século XVII, mas a Royal Delft foi a única fábrica que restou na cidade. Visitar a Royal Delft foi uma viagem no tempo. Podemos apreciar todo o processo de fabrico das peças assim como o método de pintura e a transformação nas belíssimas obras no famoso azul e branco :)
Foi curioso que assim que estacionamos em Delft, bem ao lado da Universidade, demos de imediato com a antiga fábrica das famosas porcelanas fundada em 1653, a minha amiga J. ainda não tinha visitado e foi uma descoberta em conjunto.
No livro "A rapriga do brinco de pérola" havia referências aos azulejos, achei muito interessante :D
ResponderEliminarAs fotos são lindas!
:D
Obrigada Candybabe !!
EliminarBeijinho grande
Maravilhosas as porcelanas :)
ResponderEliminarMaravilhosas e caríssimas !! :)
EliminarBeijinhos