Kinderdijk-Elshout ...

 ... simples e lindo !!







Sensivelmente a 25 km de Rotterdam fica uma rede de 19 moinhos alinhados que formam  uma excelente paisagem feita pelo homem que é um testemunho poderoso da engenhosidade humana e fortaleza ao longo de quase um milénio em drenagem e protecção de uma área com o desenvolvimento e aplicação da tecnologia hidráulica. Não é por acaso que em 1997 passaram a ser considerados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.




Estes moinhos foram construídos por volta de 1740, mas estão desactivados desde a década de 50 do séc. XX. Os moinhos na Holanda para além de servirem para moer os cereais com o uso da força da água, servem também para drenar as águas dos diques para canais e reservatórios, evitando cheias.
Actualmente alguns são habitados e um deles é possível até visitar. Nós como chegamos ao final do dia já não podemos entrar no moinho, mas soube muito bem passear ao longo destes belos exemplares :)



 


Nas minhas pesquisas descobri que kinder = criança e dijk = dique e que por de trás do nome deste lugar existe uma lenda. Dizem que durante uma das maiores enchentes que a Holanda sofreu, em 1421, as pessoas procuravam por sobreviventes quando viram um berço boiando. Ao chegarem perto do berço viram que estava lá um bebé vivo ...


ADOREI !!

2 comentários:

  1. olá, estas paisagens são lindas. eu também já tive a sorte de as poder ver ao vivo e adorei. :))

    ResponderEliminar