segunda-feira, 9 de março de 2015

Será desta ...

... que vou até Montalegre festejar uma sexta-feira 13 ?


Na próxima sexta-feira, dia 13, é "Dia das Bruxas" em Montalegre novamente :) umas amigas desafiaram-me a ir com elas :P

Tive conhecimento deste evento há meia dúzia de meses ... e gostava de vivênciar esse espírito festivo, onde se espantam os azares e o “mau olhado”. 

Este festejo acontece sempre que o dia 13 calha a uma sexta-feira e reúne milhares de pessoas ... aliás é super difícil arranjar alojamento e reservas para jantares já estão feitas até novembro, quando teremos outra sexta-feira 13 :)



A "noite das bruxas", ou "noitadas de feitiçarias", é uma tradição celebrada em Montalegre e Vilar de Perdizes nas sexta-feiras dia 13. 

Pelo que pesquisei a celebração começa com uma ceia das bruxas em que é servido caldo de urtigas entre outros pratos. Segue-se um ritual em que se faz uma reza "Com esta colher levantarei labaredas deste lume, que se parece co do Inferno. Fugirão daqui as bruxas".

Depois segue-se a "grande queimada das bruxas",em que se prepara e serve uma poção mágica à base de aguardente aquecida no caldeirão chamada de "queimada do Outro Mundo". Enquanto a poção mágica é aquecida no caldeirão lê-se o esconjuro: "Sapos e bruxas, moucos e corujas, demônios, trasgos e dianhos, espíritos, corvos, pegas e meigas, feitiços das mezinheiras, lume andante dos podres canhotos furados, luzinha dos bichos andantes, luz de mortos penantes, mau-olhado, negra inveja, ar de mortos, trovões e raios, pecadora língua de má mulher casada com home velho. Vade retro Satanás prás pedras cagadeiras!".

Outras duas bebidas mágicas preparadas e servidas durante a "grande queimada das bruxas" são os "Vinhos Benzidos pelo Diabo" e o "Licor Levanta o Pau"

Estou curiosa ... vamos lá ver se é desta que apanho boleia até Montalegre !! :)

Related Posts with Thumbnails