A minha obra é ...

... o meu corpo, o meu corpo é a minha obra.

 

No passado dia 6 fomos até Serralves, estava um dia lindo e a Fundação de Serralves repleta de visitantes ... Por vários motivos acabei por ver a exposição da Helena Almeida rapidamente ... vai dai ter que lá voltar até dia 10 de Janeiro para ver com a devida calma :)

Esta exposição é dedicada à obra da conceituada artista portuguesa Helena Almeida (Lisboa, 1934), examina o seu trabalho de pintura, fotografia, vídeo e desenho ao longo de quase cinco décadas.

A exposição salienta a importância do corpo – que regista, ocupa e define o espaço – e o seu encontro performativo com o mundo nas obras realizadas pela artista de meados dos anos 1960 até à atualidade.


Além das pinturas "habitadas” e das series fotográficas pelas quais é mais conhecida, serão mostradas na exposição obras raramente exibidas ao longo da sua carreira artística.

Por meio da sua pintura abstrata inicial, Helena Almeida introduz as preocupações centrais que definem a sua prática artística numa diversidade de disciplinas, nomeadamente o interesse em ultrapassar os limites do espaço pictórico e narrativo que sempre desempenhou um papel fundamental na obra da artista. Como Helena Almeida afirma: "A minha pintura é o meu corpo, a minha obra é o meu corpo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário