World Press Photo ...

... de 2009 já tem vencedor.

foto by Pietro Masturzo

Um fotógrafo italiano freelancer, Pietro Masturzo, venceu o prémio máximo do World Press Photo com a imagem de uma mulher, captada durante os protestos originados pela reeleição do presidente iraniano, anunciou hoje a organização do concurso.

Segundo o júri do World Press Photo, a imagem captada por Pietro Masturzo, "além de ser bela, capta a tensão e a emoção do momento em que os protestos começaram a intensificar-se".

"A imagem mostra o começo de algo, o começo de uma grande história. Isso passa uma perspetiva e informações importantes, tanto visual como emocionalmente", refere o presidente do júri, Ayperi Karabuda Eser num comunicado hoje divulgado.

A fotografia vencedora foi difundida pela estação de televisão italiana RAI e publicada na revista Loop.

O fotógrafo italiano ficou bastante surpreendido com a distinção. "Nem acredito que venci. Nunca pensei que fosse possível um freelancer ganhar o prémio máximo", disse Pietro Masturzo à Associated Press.

O fotógrafo italiano, que venceu também na categoria "Pessoas nas Notícias - Reportagem" com uma série de imagens sobre as eleições no Irão, irá receber um prémio de dez mil euros.

O júri da World Press Photo - que passou duas semanas a analisar 101.960 imagens captadas por 5.847 profissionais de 128 países - distinguiu este ano 63 fotógrafos de 23 países.


fonte DNARTES

Sem comentários:

Enviar um comentário