World Press Cartoon 2011

... vencedor é o australiano David Rowe.


“Wikileaks and Uncle Sam” é o titulo do cartoon vencedor, que satiriza “um dos temas mais quentes de 2010”, foi publicado em Dezembro de 2010 no jornal australiano “The Sun-Herald”, tendo conquistado o Grand Prix e o primeiro lugar na categoria de Cartoon Editorial do certame de humor gráfico de imprensa.


Na mesma categoria, o polaco Pawel Kuczynski conquistou o segundo lugar, com o cartoon “Made in China”, e Alecus, cartoonista mexicano que trabalha em El Salvador, ficou na terceira posição, com o desenho “Chilean Miners”.

João Vaz de Carvalho e Santiagu foram os portugueses mais em destaque nesta sétima edição do World Press Cartoon, premiados na categoria Caricatura, com os 1.º e 3.º lugares respectivamente.

O trabalho de João Vaz de Carvalho é um retrato do rei D. João I, publicado em Abril do ano passado na revista “Notícias Magazine”, no âmbito de uma reportagem sobre os reis e as rainhas. Já o desenho de Santiagu é uma Madre Teresa de Calcutá desenhada para o semanário “Repórter do Marão”.




Na categoria Desenho de Humor, o grande vencedor foi o brasileiro Samuca, cujo cartoon “Pedophilia” foi publicado no “Diário de Pernambuco”, do Recife.


O júri internacional, presidido pelo cartoonista António e integrando o britânico Ralph Steadman, considerado um dos melhores cartoonistas do mundo, Anita Kunz, ilustradora e professora de artes plásticas do Canadá, Alessandro Gatto, pintor e artista gráfico italiano muito premiado, e a belga Cecile Bertrand, cartoonista do jornal “La Libre Belgique”, analisou um total de 822 desenhos, de 462 autores, publicados em jornais e revistas de cerca de 70 países.

A exposição World Press Cartoon Sintra 2011, que apresenta 401 obras, está patente de 8 de Abril a 30 de Junho, no Sintra Museu de Arte Moderna, de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas, com entrada livre.

Fonte: PÚBLICO

Sem comentários:

Enviar um comentário