Kamishibai ...

... é uma técnica de contar histórias originária do Japão.


Acreditam que só na passada quinta-feira fiquei a conhecer esta tradição oriental, e que está a ser usada actualmente no ocidente ao nível da educação e estimulo para a leitura.

Vocês já tinham ouvido falar em Kamishibai ?

Kamishibai, significa literalmente “drama de papel”, e é uma forma de contar histórias que teve origem nos templos budistas japoneses no século XII. Este método de contar histórias manteve-se durante vários séculos, mas possivelmente só se tomou consciência desta prática nos inícios dos anos 20 até aos anos 50.

No século XIX, o contador de histórias chegava de bicicleta ou a pé e batia com pedaços de madeira unidos por uma corda (hyoshigi) para anunciar a sua chegada às diferentes aldeias. As crianças contentes eram as primeiras a chegar, compravam doces e sentavam-se à volta do cenário.

Um kamishibai é composto por um suporte de madeira onde se colocam cartões ilustrados na frente (que são viradas para os espectadores) e texto nas costas (que é virado para o contador de histórias). Os textos que fazem parte dos kamishibai são claros e directos, histórias simples, com frases curtas e fáceis, e uso de formas verbais básicas. Os desenhos devem ser grandes e com traço simples para que possam ser vistos a certas distâncias.

Esta tradição foi-se perdendo à medida que os anos foram avançando, e desapareceu quase por completo com a chegada da televisão nos anos 1950. No entanto, recentemente o kamishibai foi recuperado pelas bibliotecas japonesas e escolas primárias, e assim surgiu o "Kamishibai educativo".
Actualmente, o kamishibai é considerado como parte da herança cultural japonesa.

Fonte: http://www.kamishibai.com

3 comentários:

  1. :)

    conheço bem os kamishibai, ja os usamos varias vezes na biblioteca para contar historias e a criançada adora :) (e nos também)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que na de SJM deve ter ficado pelo menos um, oferta da Corinne Rochat da Suiça que nos apresentou os Kamishibai no 5º. Encontro Nacional de Ilustração :)

      Eliminar