sábado, 6 de abril de 2013

"a cidade mais bonita"

... do Algarve é TAVIRA, digo eu e diz agora também o "The Telegraph" !!


Sempre que falam do Algarve eu digo logo: a cidade mais linda é TAVIRA, a melhor praia é a ILHA de TAVIRA :) ... eu sei que sou suspeita ou não tivesse as "costelas" quase todas algarvias :)

Foram as suas igrejas, os edifícios históricos e uma forte ligação à pesca que levaram o jornal britânico "The Telegraph" a publicar esta quarta-feira um artigo (clique para ver o artigo completo) que retrata a história da região e oferece ao público um guia cultural para as próximas férias de Verão.
Tavira é destacada pela conservação dos seus edifícios e monumentos que ainda permitem conhecer "como o Algarve era antes do turismo de massas". As igrejas que ultrapassam o número de hotéis existentes e os barcos de pesca que enchem o rio em Tavira "transmitem um autêntico charme português". "Podem ser encontradas camadas de história, desde escavações fenícias até a portas com decorações islâmicas, renascentistas e barrocas. No entanto, as cores são o que mais fascinam: paredes de um branco ofuscante, azulejos brilhantes e telhas vermelho ardente", escreve a jornalista Helen Pickles que veio visitar Tavira.
     

A Praça da República, "reconstruída no século XIII, depois de a cidade ter sido reconquistada aos mouros", é um dos locais em destaque neste guia cultural, graças à sua forte componente histórica. "Hoje, um belo jardim repousa entre as paredes das ruínas, com oleandros, jacarandás, trompetas de anjo e buganvílias", salienta o artigo.
Os ornamentos barrocos das janelas e os seus 16 telhados fazem do Palácio da Galeria "um vestígio do passado rico de Tavira", que foi anteriormente o porto marítimo do Algarve. "Ainda que hoje a pesca e a extração de sal mantenham a sua importância, a cidade viu a sua sorte mudar depois do terramoto de 1755 que obstruiu o rio", explica. Helen Pickles afirma que "explorar Tavira pode demorar tempo" visto que "existe sempre algo que faz desviar do percurso" da viagem. As portas com os típicos puxadores em forma de mão, "um legado mouro", os azulejos brilhantes da Rua Almirante Cândido dos Reis, o café, os bolos e as pessoas foram alguns dos atributos que encantaram a jornalista do "The Telegraph". 
   


Fonte: Boas Noticias
Related Posts with Thumbnails