sexta-feira, 7 de junho de 2013

Piacenza ...

... uma cidade rica em história, cultura e tradições.


Piacenza revelou-se uma cidade rica em história, cultura e tradições e com muitos palácios medievais.
Na antiguidade foi um ponto de passagem muito disputado por ser um ponto estratégico entre a Emilia Romagna e o norte da Itália.



A Piazza Cavalli marca o coração da cidade, um símbolo de Piacenza onde são realizados os principais eventos. É nesta praça que se situam os monumentos mais significativos tal como o Palazzo Gótico ladeado por duas estátuas  equestres que representam Alessandro Farnese (Duque de Parma e Piacenza em 1586) e o seu filho Ranuccio Farnese que lhe sucedeu.

O Palazzo Gótico, também chamado Comunale, foi construído em 1281, antigo centro do poder do ducado de Parma e Piacenza, actualmente o salão principal é usado para reuniões, palestras e conferências. Ao lado fica a Igreja de São Francisco construída no século XII e também o Palazzo dei Mercanti.



Do outro lado da praça, o Palácio do Governador tem na fachada um relógio e ao lado um relógio de sol e um calendário perpétuo. A partir da Piazza Cavalli inicia-se a rua com as lojas mais elegantes da cidade e belos edifícios do século XVII. A Via XX Settembre, conhecida pelas suas varandas de ferro forjado, liga a Piazza Cavalli à Piazza del Duomo. Nos tempos medievais era um costume ter uma estrada recta a ligando o símbolo do poder político com o símbolo do poder religioso. Na época medieval esta rua era chamada de Caminho do Ouro devido aos inúmeros ourives que nela existiam.



Na Piazza del Duomo tem destaque a Catedral de Santa Maria Assunta junto ao Palácio Episcopal. Do outro lado da praça através dos belos pórticos estão diversas lojas, cafés, sorveterias e pizzarias.
Totalmente arborizada, a praça é um local de descanso nos vários bancos espalhados pela praça. É um dos lugares mais tranquilos do centro histórico.

Na Basílica de Sant'Antonino, padroeiro da cidade, destaca-se a sua torre octognal e as relíquias do santo martirizado no Val Trebbia.


Muitas outras igrejas existem ao redor de Piacenza, como a Basílica de San Savino de 903, San Sisto, San Sepulcro, Sant'Agostino, a Igreja de Santa Maria Campagna que com muita pena minha não pude fotografar pois estava a decorrer a missa ...
Considerada como a "Cidade dos Palácios", uma das construções mais importantes de Piacenza é o Palazzo Farnese que foi construído em 1568 por Ottavio Farnese. Actualmente no palácio funciona o Museu Cívico e onde são realizados vários eventos culturais.


Uma província com muito para visitar :) e acaba assim a visita a Itália, entretanto vou postar sobre a minha ida aos Picos da Europa que ficou para trás :P
Related Posts with Thumbnails