TreeHouse Unit

... micro-casa sustentável de César Marques premiada em concurso nos EUA.


O projecto TreeHouse Unit consiste num módulo habitacional com 35 metros quadrados em que foram introduzidas algumas ideias e alguns materiais eleitos pelo atelier, como a madeira e a cortiça. Desenvolvido por um arquitecto de Vila Nova de Cerveira, foi distinguido este mês num concurso de ideias norte-americano entre mais de uma centena de projectos.

"É um conceito de casa-árvore, cuja estrutura simula o tronco e os ramos de uma árvore, além dos materiais utilizados, que são recicláveis. Assenta em vectores como a sustentabilidade e a economia, já que poderá ser também uma casa muito barata, e numa imagem de inocência e surpresa do conjunto", explicou o arquitecto e autor do protejo, César Marques.

Trata-se de um modelo ainda conceptual de um edifício habitacional em forma de árvore, com oito módulos que incluem espaços como quarto, sala, casa de banho e cozinha, de 16 metros de altura e idealizado para ser habitado por um casal.

No que toca ao design "a ideia da árvore foi um acontecimento natural no desenvolvimento do projecto, surgiu pela procura de um edifício leve, com uma imagem natural e coerente com a ideia global do conjunto/organismo", disse o arquitecto.


Fonte: Público

1 comentário: