#neoFOFO

... "calçada fofa" em Lisboa e Almancil, vestida em tricot por Patrícia Simões e Tiago Custódio.

by web

Adorei a ideia !! Os responsáveis pelas diferenças cromáticas que algumas ruas apresentam desde Dezembro de 2013 são a Patrícia Simões e Tiago Custódio.

Este dois jovens passaram a andar com os olhos postos no chão, sempre à procura de falhas na calçada portuguesa. Quando as encontram, preenchem com quadradinhos de tricot coloridos que já são um projecto. E tudo isto começou com uma parede pintada de cinzento. Na Estrada de Benfica, por onde Patrícia passa diariamente, uma parede foi pintada de cinzento, desaparecendo todas as “tags” e frases que lá se encontravam. “Lembrei-me de tricotar uns corações e colocar na parede”, explica, mas logo foi desafiada por Tiago para fazer o mesmo na calçada.



by Publico

Decidiram apenas preencher espaços vazios na calçada e passaram a carregar o “kit calçada fofa” para todo o lado, já depois de terem feito “todo o trabalho de casa”. Patrícia diz “Cortamos quadrados de madeira de cinco por cinco centímetros, eu tricoto e colamos com cola de contacto na madeira. Com um prego, que martelamos, calcetamos directamente na terra e fazemos composições com várias cores”.

Calcetam “sempre durante o dia” e depois afastam-se um pouco para verem as reacções das pessoas. “É super gratificante: as pessoas passam, voltam atrás, tocam com o pé e sorriem.”

O próximo passo deste projecto de arte urbana é “dificultar a vida aos ladrões de calçada fofa”, brinca Patrícia. Para isso, têm começado a assinar as intervenções com a "hashtag" #neofofo, para fazer a ligação com o Facebook e o Instagram. “É uma peça, está assinada, pode ser que pensem duas vezes antes de arrancarem.” 

by web

Fonte: Púbico

2 comentários:

  1. Posso divulgar, enviando o seu link?
    Está demais!
    Na verdade, somos um pais com gente muito interessante e com ideias.
    Parabésn para os dois e para si, pela divulgação.

    Beijinho

    ResponderEliminar