Hoje provei ...

... o licor de "Chamoa" !!

imagem do facebook da chamoa

Deram-me a conhecer este licor hoje :) e gostei imenso, e achei a garrafa linda.

Mas fiquei curiosa pois referem sobre ele que "Quem bebe a Chamoa beija como se fosse a primeira vez e ama como se não houvesse amanhã".

Descobri então que esta bebida desenvolvida em Terras de Sta. Maria da Feira tem o nome do grande amor de D. Afonso Henriques, Chamoa Gomes que viveu no Castelo da Feira.

A história conta que “O grande amor de D. Afonso Henriques picou-se a apanhar uma amora e disse à aia, que disse ao empregado de castelo, que disse ao sentinela e por aí em diante. Quando a informação chegou a D. Afonso Henriques, que estava a combater em Braga, Chamoa já estava a morrer. Aí, ele veio imediatamente com a cavalaria de Braga visitar a Chamoa. Quando chegou cá, afinal era apenas um corte no dedo, mas o rei rapidamente lhe perguntou onde estava a maldita que a havia picado. A amora estava embebida em álcool, porque o curandeiro tinha dito a Chamoa que isso expurgaria os males e os espíritos que dela pudessem advir. D. Afonso Henriques, como prova do seu amor, quis combater os espíritos, bebeu a bebida e partilhou-a com Chamoa. E diz-se que beijou como se fosse a primeira vez e amou como se não houvesse amanhã”.

É por isso que beber uma Chamoa é, acima de tudo, uma experiência emocional.

imagem do facebook da chamoa

Sem comentários:

Enviar um comentário