quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

MAAT ...

... vai ser o novo museu da capital !!

Ainda se encontra em construção à beira Tejo, mas pelo que parece terá a inauguração durante 2016.
Trata-se do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), um projeto da Fundação EDP.

Este museu vai centrar-se na cultura contemporânea, combinando artes visuais e media, arquitetura, tecnologia, ciência, sociedade e pensamento - abordando a relação da arte com as novas tecnologias, através de uma programação contemporânea e internacional. Afirmando-se como espaço de descoberta, reflexão e de diálogo internacional.


O projeto arquitetónico do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia tem a assinatura da arquiteta britânica Amanda Levete. O edifício projetado para a Fundação EDP aposta numa forma orgânica que estabelece uma relação fluída e natural entre a cidade e o rio e numa relação fluida e natural entre espaços interiores e exteriores.

“Este é um projeto sobre água, luz, reflexos e pessoas. Queremos criar um edifício que capte a essência desta zona ribeirinha única e da extraordinária luz de Lisboa. É também um projeto sobre democracia. É um edifício para as pessoas – para as pessoas de Lisboa, visitantes culturais e turistas. É um edifício para cultura e lazer que cria uma experiência única desafiando os limites entre espaço público e espaço construído”, sublinha Amanda Levete.

Irá ter um restaurante com vista para a Ponte 25 de Abril, e será possível andar por cima do edifício em forma de concha e de linhas curvas e fluídas, pois o telhado foi projetado como uma plataforma panorâmica para o Tejo e para toda a área cultural de Belém. Serão cerca de 7 mil metros quadrados de espaço público. 

Mais um motivo para ir até Lisboa ;)



Related Posts with Thumbnails