Lovere ...

... "la bellezza si specchia nel lago"


by alegna

Lovere foi uma boa descoberta !!

Esta localidade está situada na costa ocidental do Lago d’ Iseo, na província de Bérgamo, e foi definida pela escritora Inglesa Lady Wortley Montague, numa carta que escreveu à sua filha em 1749, como “il luogo più romantico che abbia visto” (o lugar mais romântico que eu já vi).

Lovere pertence ao clube “I borghi più belli d'Italia” (Os burgos mais belos da Itália), uma iniciativa de alguns municípios italianos que visam valorizar o património artístico e cultural.

A cidade construída entre o lago e as montanhas parece um grande anfiteatro com magníficos palácios e um notável centro histórico muito bem preservado com as suas ruas estreitas, decoradas com belos edifícios, cores deslumbrantes, lojas singulares e frescos em todo o lado.


  




by alegna

Soube bem passear pelas suas ruas estreitas parar e apreciar as suas praças, uma delas - a Piazza XIII Martiri junto aos passadiços à beira do lago é um centro por excelência da cidade e palco de diversos eventos e festivais. Já pelo meio do burgo encontra-se a Piazza Vittorio Emanuele II onde é possível observar um relógio na antiga torre cívica. 

Piazza XIII Martiri


Piazza Vittorio Emanuele II

by alegna

Mas sem dúvida que um dos locais considerado o cartão-de-visita de Lovere é toda a sua orla com belos passadiços que se tornam pontos de encontro de residentes e turistas nas tardes ensolaradas e nas noites quentes de verão. Um dos passeios é dedicado ao aviador italiano Mario Stoppani, nascido em Lovere e herói da Primeira Guerra Mundial. Já um dos mais recentes (2016), executado em madeira e vidro, foi dedicado à memória da escritora e poeta Lady Wortley Montague.








by alegna

Ao longo da nossa caminhada por Lovere visitamos alguns monumentos:

1. A Basilica di Santa Maria in Valvendra uma imponente basílica de 75m x 25m começou a ser construída entre os anos de 1473 e 1483, mas que estava encerrada. No entanto diz que possui uns belíssimos interiores.


by alegna

2. A Chiesa di San Giorgio que começou a ser construída no final do século XIV sobre as estruturas de uma torre medieval já existente, a Torre Soca. Foi interessante passar por debaixo das fundações da igreja.



by alegna

3. O Santuário delle Sante Gerosa e Capitanio é um templo, originalmente dedicado a Cristo, foi consagrado em 1938 pelo bispo de Brescia em homenagem a duas cidadãs de Lovere canonizadas em 1950 pelo papa Pio XII, Bartolomea Capitanio e Vincenza Gerosa. O santuário visto por fora já é imponente mas a sua decoração é sumptuosa e começa logo no interior da escadaria externa.




by alegna

Nós chegamos a Lovere de autocarro a partir de Bérgamo, a viagem é agradável uma vez que é praticamente sempre feita à beira do Lago d’Endina (de que irei falar no próximo post).

Sem comentários:

Enviar um comentário