MOMENTOS ...


… construídos com 38 jovens estudantes das escolas sanjoanenses, é uma colectânea que combina poemas, prosa e fotografias e que foi apresentada no passado dia 21 de Março nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, sala cuja lotação esgotou.

Ao esfolhear este livro saltam momentos de amor, coisas da vida, preocupações ambientais, questões ligadas à adolescência, aos sentimentos, muitas com algum humor e alguma dor.

Na apresentação tivemos momentos musicais, assim como a passagem de um excelente filme, de apresentação dos nossos jovens autores, executado ao longo de diversas semanas por um dos colaboradores deste nosso projecto, Sérgio Correia.

A actriz e poetisa Fátima Vale, acompanhada pela declamadora Ana Almeida Santos, apresentaram alguns poemas da Colectânea MOMENTOS. Chamou os jovens autores de “construtores e ‘desconstrutores’ da humanidade” que através da colectânea “partilham a sua auto-construção, sem vergonha de sentir”. A actriz disse mesmo que “é este acto de partilha que educa a sociedade”. [in Labor]

Às nossas duas convidadas, Fátima Vale e Ana Almeida Santos e também à Marta Ferreira nossa colaboradora e autora da belíssima imagem que apresenta o livro MOMENTOS, o nosso muito obrigado por terem feito deste dia um momento marcante para estes jovens.

fotos de Ângela Almeida e Rosa Familiar

Foi interessante ouvir as palavras do vereador da Cultura, Dr. Rui Costa, que agradeceu aos jovens autores dizendo que “a cidade faz-se também de “Momentos” como estes e de criatividade”.

foto de Rosa Familiar

Este projecto no qual tive o prazer de participar desde início, com a minha amiga e companheira de projectos, Filomena Tavares, foi bastante enriquecedor pois existiu uma enorme partilha. Também foi um projecto trabalhoso, mas que contou com uma equipa de professores e de outros colaboradores.

Agora o resultado está à vista um livro no qual é possível observar que os jovens têm potencial, apenas necessitam de ser estimulados, apreciados e que os incentivem a divulgar o que na maioria das vezes escondem na gaveta.

foto de Ângela Almeida
Assim, conseguiu-se editar um livro “bonito e cheio de qualidade”, numa edição de autor, sem fins lucrativos. Todos os jovens que quiseram participar tiveram oportunidade, e o trabalho está agora à venda por seis euros, na Biblioteca Municipal de São João da Madeira.
No mesmo espaço, e até ao fim do mês, na Sala de Adultos, está patente uma Exposição de várias fotografias e poemas que constituem a colectânea “Momentos”, que poderá depois transitar para algumas das escolas de São João da Madeira.



Para todos os que participaram,
tornando o MOMENTO mágico!!!


Obrigado :)

2 comentários: