Há 26 anos ...

... iniciava a minha actividade profissional na Sociedade Portuguesa de Computadores em Tempo Dividido (Time-Sharing), SARL ... bons tempos :)
(tentativa de recriar dois dos logotipos que a Time-Sharing teve ...)

Na semana passada, e depois de ter reencontrado alguns antigos colegas no facebook, recebi o contacto de uma antiga colega da filial do Porto, que não falava há mais de 18 anos, com a noticia que o nosso antigo administrador pretende juntar os antigos colaboradores da empresa num almoço convívio em Azeitão no próximo dia 3 de Julho. Foi excelente ter noticias de muitos dos meus antigos colegas, saber que rumos seguiram ...

Ao longos destas duas últimas semana tem sido muito bom recordar alguns dos colegas com quem trabalhei, partilhei momentos, cresci e aprendi muitas coisas a nível profissional e também pessoal. Ter mesmo falado virtualmente e telefonicamente com alguns deles. Todos estamos na expectativa de poder rever pessoalmente algumas das pessoas que marcaram o nosso percurso profissional :)

Eu que passei na empresa por praticamente todas as filiais pois iniciei na Avenida 5 de Outubro, passei para a Avenida Almirante Reis e na Rua Almeida Brandão, tudo isto em Lisboa, tendo vindo anos mais tarde para a nossa filial do Porto na Rua da Saudade.

Para vos situar a Sociedade Portuguesa de Computadores em Tempo Dividido (Time-Sharing), SARL é a empresa que lança em Portugal, em Março de 1971, um novo sistema de utilização de computadores e que vai prestar serviços com os designados Computadores de Segunda Geração a diversas Empresas, Instituições e até a uma Escola Secundária.

Como se pode ler no Museu Virtual de Informática:
["time-sharing" permite que qualquer tipo de empresas e instituições possa, através de um telefone e de um terminal, "dialogar" com um computador instalado, por vezes, a milhares de quilómetros de distância. Esse serviço permite também uma fácil utilização do computador, uma vez que não são necessários conhecimentos técnicos no domínio da informática.
Em 1975, a Time-Sharing foi solicitada para efectuar o apuramento dos resultados relativos às eleições para a Assembleia Constituinte, tendo, para tal, instalado 30 terminais na Fundação Calouste Gulbenkian.]

Mas esta empresa também vai ter um papel importante noutras áreas e um percurso criativo como se pode ler no site da PT Contact (Marcos Históricos):
[em 1980 consciente do seu papel junto do tecido empresarial, lança os "Jogos de Gestão", com o apoio do semanário EXPRESSO. Esta iniciativa de grande sucesso, dura 11 anos. Em 1983 já definitivamente enquadrada na evolução da economia nacional, começa a comercializar produtos de microinformática (Apple Macintosh, IBM e HP), dando formação e assistência técnica nesta área (MSDOS, LOTUS 1-2-3, DBASE, WORDSTAR, DISPLAYWRITE).]

É assim, através da Time-Sharing que vou ter contacto com a informática e que o gosto pela tecnologia se vai desenvolver, em particular na associação design, criatividade e tecnologia. Trabalhei como o MSDOS, LOTUS 1-2-3, DBASE, WORDSTAR, DISPLAYWRITE, no entanto o que me encantou e fez desenvolver em mim a vontade de explorar e sempre aprender mais, foi o sistema Operativo do Apple Macintosh e as potencialidades gráficas que na época já tinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário