XACOBEO 2010


Ano Santo em Santiago de Compostela, que acontece sempre que o dia 25 de Julho (dia de Santiago) calha a um domingo, isto já acontece desde o século XII.

E é já no próximo sábado, dia 31 de Julho, vou mais uma vez regressar a Santiago de Compostela com um grupo de alunos e colegas (52 pessoas), muitas delas vão pela primeira fazer esta visita. Eu nunca me canso de lá reghressar pois é um lugar que me transmite serenidade, transborda de cultura, … enfim um lugar especial. É assim que dou inicio às tão esperadas FÉRIAS!!

Para quem não sabe, segundo a tradição devemos abraçar a imagem de Santiago que está no altar-mor (por trás) e pedir 3 desejos, outro dos rituais é bater 3 vezes na cabeça da escultura que o Mestre Mateo fez de si próprio, de modo a adquirirmos sabedoria. E ainda, logo à entrada, se o Pórtico não estiver com obras como em 2009, colocar os cinco dedos da mão direita nas cavidades existentes na coluna de pedra, onde, logo acima, uma bela imagem do Apóstolo está esculpida.

Um dia, e espero que seja no próximo ano, irei percorrer um bocadinho do caminho português para Santiago de Compostela a pé, coragem não me falta nem vontade de vivenciar essa experiência que todos os que por ela passaram descrevem como algo de mágico e enriquecedor.

Sem comentários:

Enviar um comentário