quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Macarons ...

… tão pequenos e coloridos.

foto by Ângela Almeida

Uma doçaria com mais de 500 anos de história, que apesar de famoso em França nasceu em Itália, e adoptado pelos franceses no séc. XVI.
Possui a forma de um disco ou bolacha, é crocante por fora e macio por dentro, pode ser simples ou levar recheio e até pode ser muito colorido ...
Pronuncia-se "macarrôn" e o seu nome advém da palavra italiana "maccherone" devido à sua massa fina.

A sua receita, à base de farinha de amêndoas, açúcar e claras de ovos, e permaneceu secreta e restrita à nobreza, exclusiva da corte de Catarina de Médicis (1519 a 1589), até ser descoberta por uma congregação de irmãs carmelitas do convento Saint-Sacrement, na cidade de Nancy, no nordeste da França. Após a revolução francesa, em 1789, as congregações religiosas passaram a produzir macarons fora dos conventos.

foto by Ângela Almeida

Existem várias formas de preparar macaron e incontáveis opções de recheio. Em Bordeaux, as claras são cruas e ele é chamado de "craquelé" devido à casquinha rachada. Sua massa é mais pesada".

No fundo depois de provar, podemos dizer, que os macarons não mais são que biscoitinhos feitos a partir de um suspiro, onde se adiciona farinha de amêndoas, pois a sua massa é leve como a dos suspiros.

foto by Ângela Almeida

Já tinha observado em Lyon e Lille, nas belas vitrinas, estes bolinhos, mas foi em Bordéus, ou melhor em Saint-Emilion que os provei, pela primeira vez. Nesta vila Património da Unesco a tradição do macaron remonta a 1620. Apesar de ainda ser confeccionado por vários artesões, apenas a Maison Blanchez considera possuir a autêntica receita dos "verdadeiros macarons das antigas religiosas de Saint-Emilion", por ela comprada em 1930. Impossível conseguir os detalhes. A senhora Blanchez concorda somente em especificar que a pasta de amêndoas é fabricada no local a partir de amêndoas inteiras, que a amêndoa amarga é acrescentada devido ao aroma e que todos os ingredientes são naturais.


foto by Ângela Almeida

Este doce é referência em toda a França, em Paris (ainda por visitar!!) existem dois lugares de requinte para adquirir o Macaron: LADUREE e PIERRE HERMÉ.
Related Posts with Thumbnails