Fotografia Time-Lapse ...

... fiquei a conhecer o termo hoje :)


... um excelente exemplo de Time-lapse.

Mesmo sem conhecer o termo já tinha visto vários vídeos elaborados com a técnica fotográfica  Time-lapse, são vídeos onde parece que o tempo corre mais depressa que o habitual. Ou seja o processo mostra alguma coisa de forma bastante acelerada. O efeito é espectacular e funciona com (quase) qualquer motivo: um por-do-sol, uma avenida com muito trânsito, as pistas de um aeroporto, uma flor desabrochando, etc., o Porto de Santos, etc.

Fotografia Time-lapse é um processo cinematográfico em que cada fotograma ou quadro (frame) de filme é registado a uma velocidade muito mais lenta do que aquela em que o filme será reproduzido. Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e assim parece saltar (lapsing).

A fotografia Time-lapse pode ser considerada a técnica oposta à fotografia de alta-velocidade. Alterações que normalmente surgem como sutis aos nossos olhos, como o movimento do Sol e das estrelas no céu, tornam-se evidentes.

O Time-lapse é a versão extrema de uma técnica cinematográfica de manipulação lenta e pode ser por vezes confundida com animação de paragem de movimento (stop motion).


Fonte: Wikipédia

2 comentários: