Dia 9 [animais]


... gosto muito de cavalos, sempre gostei ...

... e nesta minha visita à região consegui pela primeira vez ver os Garranos do Gerês :)

O Garrano é um cavalo pequeno, de sólida estrutura física e com características muito próprias que conserva desde há longos tempos, apesar de ser um cavalo muito antigo. Pensa-se que o Garrano existe na Península Ibérica desde o Paleolítico, e aí se conservou até hoje. O Garrano actual não se distanciou muito dos seus antepassados pré-históricos, tanto genética como morfologicamente. Para tal terão contribuído certamente o isolamento das suas regiões de criação, bem como a forma de criação em liberdade que tem sido desde sempre utilizada e que lhes permitiu, através da selecção natural, manter as suas características de excepcional adaptação ao habitat montanhoso.

6 comentários:

  1. que foto belíssima! os cavalos intrigam-me, acho-os fascinantes mas não sou muito de me chegar a eles...

    ResponderEliminar
  2. São animais muito bonitos, são. :)
    Boa semana.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Quando lá estive há 5 anos, fiquei pasmada a vê-los passar mesmo em frente ao meu carro, como se nada fosse!
    Sempre gostei de cavalos, mas estes são imponentes.

    ResponderEliminar
  4. Que foto magnífica e que sensação de liberdade!

    ResponderEliminar