domingo, 26 de maio de 2013

"Em Porto Pequeno"

... obras de Agostinho Teixeira expostas no 8ª. Avenida.

Palácio de Cristal (construção original)

Esta exposição, que chegou agora a São João da Madeira, é composta por cerca de 20 maquetes pormenorizadas dos edifícios mais importantes e emblemáticos da cidade invicta, como a Torre dos Clérigos, o Palácio de Cristal, a Estação de São Bento, a Ponte Pênsil, a Sé do Porto, entre outros.

Ponte Pênsil

A exposição visa não só homenagear as obras deixadas por Agostinho Teixeira, bem como a imponência, magnitude e história da cidade do Porto e Portugal.

Urinóis Públicos da cidade do Porto

Agostinho Teixeira nasceu em 1923 no Porto e com apenas 10 anos começa a trabalhar como eletricista.
Mais tarde entra para o Banco de Portugal, onde se manteve até 1983, ano em que se reforma e se dedica fervorosamente a este trabalho minucioso.

O autor e artista executou com paixão, até ao seu falecimento, todas as obras aqui apresentadas.
Com alma, espírito e perseverança, o autor afirmava que “Parar é morrer”, explicando que preferia resignar à vida de reformado e dedicar-se à construção destas peças únicas, onde é possível ver em cada aresta e friso a sua dedicação e acima de tudo a sua paixão.

A mostra “Em Porto Pequeno” está em exibição entre 15 de maio a 20 de junho, no horário de funcionamento do shopping, no piso 1, junto às vidraças.

Uma exposição imperdível que além de homenagear o autor, pretende prestar tributo à cidade do Porto e permite-nos observar construções que já não existem.

Nota: As fotos foram tiradas com o telemóvel por isso não ficaram grande coisa :/
Related Posts with Thumbnails