Parma ...

... uma bela cidade !!


Gostei imenso da cidade de PARMA. Uma cidade medieval com um belissimo centro histórico. Esta cidade é famosa pelo seu queijo Parmigiano-Reggiano - o popular parmesão, além do presunto e também pela marca de lacticínios Parmalat.

Visitamos todo o centro histórico percorrendo as suas ruas a pé, bem que podia ter sido de bicicleta ... pois por lá todos andam de bicicleta :)


Destaco a CATEDRAL de PARMA (Duomo) em estilo românico e com uma cúpula decorada com um magnifico fresco ilusionista executado por Antonio di Corregio no século XVI - "Assunção da Virgem".



E logo ao lado o BATISTÉRIO de PARMA (que tive muita pena de não visitar) uma construção octogonal  executada por Benedetto Antelami em mármore rosa de Verona, que é considerada o ponto de junção entre a arquitectura românica e a gótica. Na Piazza del Duomo bem defronte da catedral fica o austero Palazzo Vescovile (palácio do bispo) do século XI-XII.




Também passeamos pelo PALÁCIO della PILLOTA, um enorme edificio do século XVI construido para a familia Farnese (que governou Parma cerca de 200 anos), neste palácio encontra-se um teatro de estilo barroco que gostaria de ter visitado - o Teatro Farnese, e ainda abriga o Museo Archeologico Nazionale a Galleria Nazionale.


A Igreja de Santa Maria della Steccata e a Igreja do Mosteiro de San Giovanni Evangelista também valem a pena uma visita. Esta última possui uma fachada maneirista e no seu interior um fresco ilusionista de António di Correggio - "Visão de São João Evangelista".



Atravessada por um pequeno rio - o Parma, afluente do rio Pó, a cidade divide-se em duas partes, possuindo diversas pontes que lhe dão um charme especial. Mas existem também inúmeros palácios de interesse histórico, entre eles o Palazzo del Governatore situado na Praça Garibaldi.