"Despir o Preconceito"

... uma fantástica campanha que chegou às ruas do Porto



O designer Filipe Inteiro, em parceria com a Associação Cancro com Humor, desenvolveu uma campanha de sensibilização intitulada "Despir o Preconceito".

Este projeto é parte integrante da investigação de mestrado do designer e retrata, através da fotografia, os efeitos colaterais inerentes ao cancro, desmistificando o preconceito associado à doença.

São mulheres sorridentes apesar da doença, bonitas apesar da falta de cabelo, confiantes apesar do preconceito. Têm cancro e deixaram-se fotografar, com frases motivadoras, porque "ter cancro não é ser cancro". O objetivo é destruir as ideias pré-definidas de que as doentes oncológicas são "coitadinhas", que estão "mais frágeis, mais debilitadas". 

"Ter cancro não quer dizer que não possamos estar bonitas, não possamos encarar a vida de forma optimista, não possamos ser positivas, que não possamos viver a vida como uma pessoa 'normal'", explicam Áurea e Alexandra, duas das mentoras da campanha denominada "Despir o Preconceito", que está a colorir as ruas do Porto com mupis destas "mulheres exemplo", depois de cidades como Braga ou Coimbra.