Kissing Sailor ...

… uma das fotos mais famosas do mundo tirada pelo foto-jornalista de Alfred Eisenstaedt.


Nesta fotografia que foi destaque da revista Life e de outras noventa publicações do mundo inteiro, pode-se observar uma enfermeira a ser beijada por um marinheiro durante comemoração do fim de Segunda Guerra em Times Square, Nova York no ano de 1945.

Sabe-se agora que este marinheiro é português, mais precisamente um madeirense que se chama George Mendonsa actualmente com 88 anos.

No artigo do DN pode-se ler “… O filho de madeirenses mostra agora quatro fotografias diferentes, onde é possível ver uma bela morena atrás do casal que dá o beijo. O veterano explica que o nome da desconhecida é Rita Petry e começa a desenhar a sua relação com esta imagem: esta mulher, que não ocupa o centro do olhar, era sua acompanhante naquele dia.
George abandona as imagens e agarra um dossier de 2005 com a chancela do Naval War College. É uma investigação realizada no Mitsubishi Electric Research Lab (MERL), em Cambridge, liderada pelo especialista em análise fotográfica e antigo reitor da Escola de Artes da Universidade de Yale, Richard M. Benson. Ao longo de várias páginas, vêem-se imagens de uma tatuagem e uma cicatriz a serem comparadas com duas sombras nos braços do marinheiro. Depois, imagens coloridas e a três dimensões de um crânio. Na última página, conclui-se «com um razoável grau de certeza» que o portador da tatuagem e da cicatriz é o marinheiro da foto.
George pousa o dossier e arregaça as mangas. Distingue-se uma cicatriz num braço; no outro, um G e um M, as suas iniciais. Não há dúvida. George é o marinheiro.”
In Diário de Noticias (16.11.2011), por Alexandre Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário