... mais registos de Vila Real

... assim como alguma informação sobre a Cidade e o que tive oportunidade de conhecer.

Passei as últimas horas de 2010 e os primeiros dias de 2011 na cidade de Vila Real, no Hotel Mira Corgo situado numa zona privilegiada, em pleno centro histórico e comercial da cidade. E com uma magnífica vista que permite admirar as espantosas paisagens transmontanas, como as belíssimas escarpas do Rio Corgo.



A cidade de Vila Real situa-se nos sopés das imponentes encostas da Serra do Marão. Fundada pelo Rei D. Dinis em 1289, Vila Real desempenhou um papel importante na história do país. Foi a cidade natal de Diogo Cão, o primeiro explorador a chegar ao rio Congo, e de António da Silveira Pinto da Fonseca (conhecido como Conde de Amarante), membro influente do Exército português que liderou várias revoluções contra os Liberais. Muitos aristocratas construíram grandes palácios na cidade durante os séculos XVI e XVII, que granjeou à cidade o seu nome “Vila Real”.

É indispensável uma visita ao Palácio de Mateus, um esplêndido solar construído no século XVIII, o edifício apresenta uma impressionante fachada barroca e pináculos ornamentados no telhado. Os jardins bem cuidados integram estátuas elegantes e um maravilhoso lago diante do palácio. O desenho da Casa é atribuído ao famoso arquitecto Nicolau Nasoni.









No seu interior pode-se encontrar a secção museológica, que guarda peças valiosas de diferentes épocas, de onde se destaca o mobiliário, peças de decoração, paramentos, documentos, a biblioteca, e uma notável edição de “Os Lusíadas”, do século XIX. O conjunto arquitectónico é ainda composto pela capela em honra de Nossa Senhora dos Prazeres.





... ainda vai continuar ...

Sem comentários:

Enviar um comentário