Roteiro do Barroco

Portugal já tem um !!


O mais recente roteiro turístico editado pelo Turismo de Portugal é dedicado ao Barroco e tem por objectivo dar a conhecer os tesouros deste estilo artístico, verdadeiras manifestações ímpares do património nacional. Monumentos, sítios e objectos artísticos, num total de 44 referências segmentadas por regiões turísticas, foram seleccionadas nesta iniciativa, muitos dos quais, ainda desconhecidos do grande público como, por exemplo, a Casa do Raio (Braga), a Igreja do Menino Deus (Lisboa) ou a Igreja de São Lourenço de Almancil (Algarve).

O barroco, arte europeia caracterizada pela ornamentação exuberante, teve o seu apogeu, em Portugal, durante o reinado de D. João V (1706-1750), época em que o ouro e os diamantes brasileiros constituíam a principal fonte de riqueza do reino.

Com a edição desta brochura, o Turismo de Portugal pretende contribuir para um melhor conhecimento do barroco português, um estilo artístico que desenvolveu expressões inéditas a nível de azulejaria e da talha dourada e que marcou um período histórico designado como a “idade de ouro” de Portugal.

Este roteiro surge na sequência de mais um projecto internacional da organização não-governamental Museu Sem Fronteiras, versando a arte barroca, que juntou Portugal, Alemanha, Áustria, Croácia, Itália, Hungria e República Checa. A iniciativa surge no seguimento do desenvolvimento de acções em Portugal, ao nível da arte islâmica e do manuelino.

+ info www.visitportugal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário