Talasnal ...

... uma das Aldeias de Xisto de Portugal.



Avistar ao longe o Talasnal, com o Trevim (o ponto mais alto da Serra da Lousã com 1205 metros) como fundo, é um quadro fantástico.

No passado dia 9 de Julho tivemos mais um encontro de antigos colegas e professores da Serafim Leite, e desta vez partimos à descoberta de uma das Aldeias de Xisto da Serra da Lousã.

Apesar do percurso ser feito por caminhos quase inacessíveis foi uma excelente descoberta. Partimos do Castelo, Monumento Nacional situado mesmo em frente à Ermida de Nossa Senhora da Piedade .


Sempre a subir fizemos cerca de seis quilómetros e meio, rodeados pelo silêncio, o verde e a imensidão da paisagem. A encosta íngreme quase nos sufocava só de olhar, mas devagar tudo se fez. Começamos ao longe a ver a aldeia do Talasnal, considerada por muitos como a mais bonita e mais bem preservada.





Precorremos as ruas da aldeia, matamos a secura n' "O CURRAL" um bar bastante engraçado e segundo soube mais tarde tem um Licor de Castanha que é imperdível ... na próxima visita temos que experimentar !!


No regresso é sempre a descer, para quem tem vertigens é um perigo, passamos ao longo do vale da Ribeira de S. João e pela Central Hidroeléctrica da Lousã. Escutamos o som da água que corre cheia de pressa e avista-se a Capela da Senhora da Luz que parece inacessível. Uma descida a doer !!!