Neues Museum ...

... é outro dos 5 edifícios da década



Situado na região leste de Berlim, na "Ilha dos Museus" declarada Património da Humanidade em 1999, o Neues Museum (Novo Museu) passou a expor cerca de 9 mil peças procedentes, na sua maioria, da Pré-História e das civilizações antigas, desde Outubro de 2009 quando foi novamente inaugurado após 70 anos encerrado.

Construído inicialmente em 1859, passou por diversos períodos complexos como os bombardeamentos durante a guerra e o seu abandonado em ruínas no período da Alemanha dividida.

Mas em 1997 foi atribuída a tarefa de planejar a reconstrução do Neues Museum ao arquitecto britânico David Chipperfield. As obras duraram seis anos, e tiveram um custo de 212 milhões de euros.

Interessante é que nesta renovação foram preservadas as “marcas” deixadas no edifício ao longo dos 150 anos da sua existência, elas são o testemunhos de uma história diversificada. História essa que, para o arquitecto, não deveria ser ocultada, mas sim ser revelada. Assim ao passear pelos quatro andares e pelas duas alas do Neues Museum, o visitante muda permanentemente de uma atmosfera sombria e de ruínas das áreas antigas para uma atmosfera nobre, geométrica e repleta de luz das áreas novas.

Para uma visita virtual: AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário