... eu queria, efectivamente, ser pintor!

 Júlio Resende faleceu aos 93 anos ...

A pintura contemporânea portuguesa ficou mais pobre. Júlio Resende que nasceu na cidade do Porto, a 23 de Outubro de 1917, faleceu em Valbom - Gondomar a 21 de Setembro de 2011.

Frequentou as Escolas de Belas-Artes do Porto e de Paris. Começou por ser professor do ensino secundário, mas o gosto pela pintura levou-o a começar por fazer ilustrações e banda desenhada para jornais e publicações infantis nos anos 30.

Em 1946, apresentou a sua primeira exposição em Lisboa, e obteve uma bolsa de estudo no estrangeiro, tendo sido nesta sua passagem pela Europa, em especial por Paris e Madrid, onde teve contacto com as obras de Picasso e Goya, que Júlio Resende despertou para a pintura abstraccionista.

"Comprei a primeira caixa de tintas «a sério», e aprendi a colocar as cores na paleta, segundo as boas regras", escreveu o pintor, no site Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, instituição onde está reunido um espólio de cerca de dois mil desenhos que Júlio Resende reuniu ao longo da sua carreira.







Registos fotográficos efectuados numa visita em Novembro de 2007 ao LUGAR do DESENHO.

Sem comentários:

Enviar um comentário