Muro da felicidade ...

... em Lisboa.

Mais de 130 fotografias de grandes dimensões foram colocadas nos muros da Avenida da Índia, em Lisboa. É uma iniciativa de três mulheres que querem espalhar gargalhadas e "Pensamento Positivo".


Porque o riso é contagioso Joanne Gatefield, Alexandra Dias e Isabel Pinto, quiseram contaminar a cidade de Lisboa com este vírus positivo. Para isso colaram nas paredes na antiga FIL, na avenida da Índia, retratos de 138 pessoas a rir ou a sorrir, transformando um muro comum da capital num autêntico ‘muro da felicidade’. Algumas são pessoas anónimas, outras são caras conhecidas. Mas todos estes retratos têm em comum a felicidade expressa através do riso ou de um sorriso.

A ideia surgiu quando o fotógrafo francês JR venceu, em 2011, o prémio do TED [Technology Entertainment Design] com o projeto Inside Out, que desafia pessoas individuais ou grupos, de qualquer ponto do globo, a mudarem a sua comunidade através de retratos gigantes que são expostos em sítios públicos “Já conhecíamos o trabalho dele nalgumas cidades, nomeadamente em Paris, e quisemos trazer o conceito para Lisboa”, explica Joanne.

Decididas a avançar com o projeto, escolheram então o lema que serviu de base às imagens expostas em Lisboa. “Não hesitámos em apostar no tema ‘Positive thinking’ tendo em conta os desafios atuais do país. Queremos pôr as pessoas a olhar para a frente, com boa energia e, se possível, com uma grande gargalhada”, explicam.
Fonte: RTP1 e BoasNoticias