VIK

... uma exposição que é a maior retrospetiva do artista plástico brasileiro Vik Muniz (n. 1961).



Eu não acredito que estive em Lisboa e não soube desta exposição :( ... ando mesmo distraída ... como já vai termina no dia 29 de Janeiro já é completamente impossível ver.

Nela se pode ver mais de uma centena de trabalhos representativos da trajetória artística de Vik Muniz. Apoiado no uso de materiais pouco convencionais, Vik Muniz imprimiu a sua marca em trabalhos fotográficos realizados a partir de técnicas e elementos tão diversos como papel recortado, sucata, calda de chocolate e algodão. A relação entre os materiais utilizados e a referência a clássicos da história de arte, originou obras emblemáticas como a famosa réplica da “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, feita com geleia e manteiga de amendoim.

foto retirada daqui

Mais recentemente, o artista tem-se dedicado à criação de obras de grande escala, destacando-se a série de imagens feitas a partir de lixo. 

foto retirada daqui

"O momento em que uma coisa se transforma
em outra é o momento mais bonito."

Vik Muniz

Em tempos tive contacto com este documentário que considero impressionante ... foi filmado ao longo de quase dois anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita de Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era "pintar" esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário