Peter Carl Fabergé

... homenageado pela Google :)


No dia em que se festeja o 166º aniversário sobre o seu nascimento, a Goodle presta-lhe homenagem com um fantástico Doodle.
Peter Carl Fabergé foi um joalheiro russo que ficou famoso pelos seus brilhantes ovos da páscoa “recheados” de metais e pedras preciosas. 
Fabergé assumiu a joalheria do seu pai em 1882 em São Petersburgo, Rússia, onde ganhou grande reputação como joalheiro chegando a receber atenção da corte imperial russa através do Czar Alexandre III. Trouxe novamente à moda jóias francesas do século XVIII. Muitas vezes fazia dezenas de modelos antes de decidir o design final. 
Durante anos consecutivos o Czar encomendou ovos de páscoa incrustados com inúmeras jóias para presentear sua esposa, a imperatriz Maria. Em cada novo ano o design de Peter Carl Fabergé ficava mais e mais detalhado. A única exigência do Czar é que cada ovo contivesse uma surpresa. O Czar seguinte, Nicholas II, encomendava dois ovos por ano um para a sua mãe e outro para a sua esposa Alexandra e a tradição seguiu até a Revolução de Outubro. 
Fabergé nunca se recuperou da revolução bolchevique e entrou em profunda depressão logo que seu stock foi tomado pelo novo governo e sua empresa passou a ser controlada pelos empregados. Fabergé e a sua família fugiram do país, ele acabou falecendo a 24 de setembro de 1920, na Suíça.

2 comentários:

  1. Muito bonito mesmo.
    Não conhecia....
    Dia feliz,
    Baci*

    ResponderEliminar
  2. Ele fazia coisas fora desta realidade...
    Incrível!!!
    ;)

    ResponderEliminar