De volta ao século XII ...

... já começou a Viagem Medieval em Terras de Santa Maria da Feira.

by DN Artes

Santa Maria da Feira volta a ser palco, até 7 de Agosto, daquela que é a "maior recriação histórica da Europa" com uma Viagem Medieval que leva os visitantes a um regresso ao passado, até ao século XII.

A 15.ª edição da Viagem Medieval arrancou na quinta-feira à noite com o espectáculo que revelou o dragão de 12 metros de comprimento que, diariamente, desfilará em parada entre o castelo e a zona das piscinas municipais, numa produção da companhia local Persona.

Dezenas de voluntários participaram no espectáculo de abertura, bem como quatro cuspidores de fogo do grupo Saltarellus e vários elementos do CIRAC - Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão.

Apontada pelos organizadores do evento como "a maior recriação histórica da Europa", a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria decorre até 7 de Agosto e implica diariamente o trabalho de cerca de 2.000 pessoas. O século XII, mais precisamente o período de consolidação do reinado de D. Afonso Henriques e de afirmação da independência nacional, é a época recriada este ano e, para o efeito, o recinto do evento ocupa 33 hectares de terreno, pontuado por 20 áreas temáticas específicas.

Com 170 encenações de espectáculos e 1.400 performances de animação circulante, num desempenho assegurado por 55 grupos (35 dos quais de Santa Maria da Feira), a Viagem Medieval tem este ano entrada paga a partir das 17:00, nos dias úteis, e a partir das 12:00, ao fim-de-semana. Um único bilhete de 2 euros garante acesso ao recinto em todos os dias do evento.

A vereadora da Cultura de Santa Maria da Feira, Cristina Tenreiro afirmou acreditar que a "surpreendente" afluência registada no arranque do evento é indício de que o mesmo não será afectado pela introdução de entrada paga. "Estou a achar surpreendente a imensidão de gente que está aqui", declarou à Agência Lusa. ""s sete da tarde já cá estava muita, muita gente, todos à espera que a Viagem iniciasse, e isto é um bom prenúncio do que aí vem", observou. Para a autarca, a afluência registada no primeiro dia da edição deste ano da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria demonstra já que "a introdução do pagamento de entrada na edição deste ano não irá afectar minimamente o número de visitantes".

Fonte: DN Artes

Sem comentários:

Enviar um comentário