Street Art

… portuguesa no top 10 do The Guardian.



Uma obra do artista português Alexandre Farto e um graffiti pintado em Lisboa pelos brasileiros Gémeos e o italiano Blu estão no top 10 das melhores intervenções de street art do mundo, numa lista elaborada pelo designer e especialista em arte urbana Tristan Manco, para o jornal The Guardian.

O jornal britânico destaca um trabalho de Alexandre Farto (também conhecido como Vhils) que o artista produziu em 2008 durante o evento de street art londrino Cans Festival, organizado pelo famoso Banksy.

A obra é feita com recurso a uma das técnicas de Vhils que consiste em picar o estuque da parede revelando os tijolos por detrás, ficando o desenho em alto relevo – retrata duas faces que olham em direcções opostas: uma de uma jovem e outra de uma idosa.


O jornal descreve desta maneira o trabalho do writer português: “VHILS é um artista português que está constantemente a inovar com novas técnicas e métodos na sua arte. Muito do seu trabalho foca-se na natureza transitória da cidade, da sua história e na vida dos seus habitantes”.

Outra intervenção urbana destacada no top 10 é um graffiti elaborado pelos famosos Gémeos e pelo italiano Blu na avenida Fontes Pereira de Melo. A pintura foi criada em Maio de 2010 no âmbito do projecto Cronos, que convidou artistas estrangeiros e nacionais a dar cor ao edifícios devolutos de Lisboa.


A imagem remete para o desastre do golfo do México, e mostra um homem com uma coroa de ouro a consumir o planeta terra com uma palhinha, como se fosse um refrigerante. “Esta peça mostra como a arte urbana pode confrontar temos sociais e políticos de um modo poderoso e sem censura”, refere o jornal The Guardian.

Uma obra do artista norte-americano Keith Haring em Nova York, uma intervenção do francês JR numa favela brasileira, um trabalho dos Gémeos num castelo da Escócia e uma intervenção do incontornável Banksy em Los Angeles são algumas das outras referências feitas neste Top 10 do The Guardian.





 Fonte: Boas Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário