Arouca Geopark

... "um dos melhores geoparques do mundo", afirmação de Jonathan Tourtellot.


Jonathan Tourtellot, editor da National Geographic Traveller, e «inventor» do termo geoturismo, afirmou, em entrevista à RTP que Arouca é um destino imperdível. Noutra entrevista à TSF sublinhou que Portugal (e Arouca em particular) é um destino de referência, e que o «Arouca Geopark» está, na sua opinião, entre os melhores do mundo.

Jonathan Tourtellot foi uma das presenças no Congresso Internacional de Geoturismo – AROUCA 2011 que teve lugar no Arouca Geopark, entre 9 e 13 de Novembro de 2011.

Este Congresso Internacional pretendeu reflectir sobre as seguintes questões:
  • O que é o Geoturismo? 
  • Como consciencializar as entidades locais, nacionais e internacionais para o Geoturismo? 
  • Como envolver os operadores turísticos, entidades oficiais e outros especialistas em torno do Geoturismo? 
  • Qual a visão dos agentes turísticos sobre o Geoturismo? 
  • Que boas práticas e experiências de sucesso existem em torno do Geoturismo? 
  • Quais as melhores práticas de marketing e comunicação em Geoturismo? 
  • Como trabalhar em rede na área do Geoturismo? 
  • Porto e Norte de Portugal – Um destino de excelência na área do Geoturismo? 

«O conceito de geoturismo surgiu em 1997, num esforço por definir o turismo de usufruto pleno de um território, em contraste com o ecoturismo, cuja perspectiva é mais concentrada numa postura contemplativa da natureza», «Geoturismo é aquele que sustenta ou realça as características geográficas de uma região», e «É preciso assegurar que as comunidades locais estão a retirar proveito desse turismo».

A Declaração de Arouca, proposta pela Comissão organizadora deste Congresso, em parceria com o Centro para os Destinos Sustentáveis da National Geographic Society, clarifica o conceito de Geoturismo.
« ... As pessoas, os seus usos e costumes, as tradições, a cultura, a etnografia e a gastronomia são elementos que integram o geoturismo, juntamente, com a geologia. O Geoturismo é o turismo que promove a identidade de um destino e o seu desenvolvimento sustentável oferecendo a possibilidade de descobrir e vivenciar de um modo genuíno experiências enriquecedoras. Por tudo isto, geoturismo não significa turismo de massas, significa sim que num determinado território há algo de diferenciador e, acima de tudo, a qualidade garantida para quem o visita. ... »

Sem comentários:

Enviar um comentário