“Frida Kahlo - As Suas Fotografias”

... como nunca a vimos, mas eu vou querer ver :)

retirada da web

Pela primeira vez, fotografias recolhidas por Frida Kahlo são mostradas ao público fora do México. As imagens refletem a história de vida da artista, numa exposição a não perder no Museu da Cidade, em Lisboa.

A Exposição "Frida Kahlo. As suas fotografias" é constituída por imagens do arquivo da Casa Azul/Museu Frida Kahlo, no México. Esta exposição proporciona uma visão mais alargada da intimidade da artista. Das 6500 imagens presentes no vasto arquivo da Casa Azul, apenas 257 foram selecionadas, sob orientação do historiador e fotógrafo mexicano Pablo Ortiz Monasterio, curador da exposição.

[…] Sobre a fotografia Frida escreveu:Sabia que o campo de batalha do sofrimento se reflectia nos meus olhos. Desde então, comecei a encarar directamente a objectiva, sem pestanejar, sem sorrir, decidida a mostrar que seria uma excelente lutadora até ao final.” Este arquivo é produto da tenacidade de Frida que o guardou, trabalhou e dele desfrutou. Estão aqui as fotografias da artista e também muitas que guardou de Diego. O acervo reflecte de maneira clara os interesses que a pintora teve ao longo da sua vida atormentada: a família, o seu fascínio por Diego e outros amores, o corpo acidentado e a ciência médica, os amigos e alguns inimigos, a luta politica e a arte, os índios e o passado pré-hispânico, tudo marcado pela sua grande paixão pelo México e pelos mexicanos.
Pablo Ortiz Monasterio

Sobre a exposição: Patente de 4 de novembro a 29 de janeiro 
Local: Pavilhão Preto do Museu da Cidade (Lisboa) 
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h (sextas-feiras encerra às 22h). 
Entrada: 3 euros

3 comentários:

  1. Ora muito bem, a minha mala está a ficar com mofo... tadita estava habituada a andanças. Vamos lá dar uso à malita senão ela emburra...

    ResponderEliminar
  2. Lisboa está com umas exposições potentes!!!
    Pena que é tudo lá para baixo, dava jeito uma ou outra cá para cima ;)

    ResponderEliminar
  3. Pois é Candybabe ... mas podemos sempre fazer uma visitinha à Capital :P

    ResponderEliminar