UnHate

"O ódio não cessa com o ódio em tempo algum, o ódio cessa com o amor" - Sutta Pitaka


Na nova campanha mundial de comunicação, a United Colors of Benetton convida os líderes e os habitantes do mundo a se oporem à “cultura do ódio” e cria a Fundação UNHATE Ponzano, 16 de novembro de 2011.

O ódio não cessa com o ódio em tempo algum, o ódio cessa com o amor. Esta profunda e humana ideia de tolerância resume os princípios inspiradores da CAMPANHA UNHATE que a Benetton criou com o objetivo de se opor à cultura do ódio, promovendo – com uma chamada global de ação e com as mais inovadoras ferramentas de comunicação – a proximidade entre os povos, crenças, culturas e a compreensão pacífica das razões dos outros. A campanha mundial de comunicação UNHATE, primeira iniciativa da recém-constituída e homónima Fundação, foi apresentada mundialmente por Alessandro Benetton, vice-presidente executivo do Benetton Group, a 16 de novembro, em Paris, na Flagship Store do Boulevard Haussmann.
“Se o amor global continua a ser uma utopia ainda que com partilhável, o convite a ‘não odiar’, a se opor contra a ‘cultura do ódio’, representa o objetivo ambicioso, mas realista – explica Alessandro Benetton. Com esta campanha decidimos dar visibilidade mundial a uma importante ideia de tolerância, para convidar os cidadãos de todos os países, em um momento histórico de grandes turbulências e não menores esperanças, a refletir sobre como o ódio nasce, sobretudo, do ‘medo do outro’ e do que não se conhece. A nossa campanha é universal e utiliza instrumentos como a web, o mundo das mídias sociais e a imaginação artística. É também única porque chama para a ação aqueles a quem se dirige, ou seja, os cidadãos do mundo. Ao mesmo tempo, insere-se plenamente nos valores e na história da Benetton que – escolhendo temas sociais e promovendo ativamente causas humanitárias que, contrariamente, não teriam tido a possibilidade de serem comunicadas em escala global – deu sentido e valor à própria marca, construindo um diálogo duradouro com as pessoas do mundo.” 
O projeto de comunicação UNHATE inclui uma série coordenada de iniciativas e eventos que terão início no dia 16 de novembro nos principais jornais e sites do mundo. O tema central é o beijo, o símbolo mais reconhecido do amor, entre líderes políticos e religiosos do mundo, por exemplo: Barack Obama e o líder chinês Hu Jintao; o Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã da mesquita de AL-Azhar no Cairo (o mais importante e moderado centro de estudos islâmico sunita do mundo); o presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu.



Benetton retirou a fotomontagem com papa a beijar imã do Cairo, 
após protesto do Vaticano, que afirmou que uso da imagem manipulada do papa era 'inaceitável'

Trata-se de imagens simbólicas de reconciliação, com um toque de esperança irónica e provocação construtiva, para solicitar uma reflexão sobre como a política, a religião e as ideias, mesmo que diferentes e contrapostas, devem, todavia, levar ao diálogo e à reflexão. A nova campanha, a criação da Fundação e as outras iniciativas do projeto UNHATE testemunham a vontade da Benetton de ser propulsora do desejo de participação e mudança que anima os cidadãos do mundo, e sobretudo os jovens, convidando-os a ser protagonistas ativos nas suas iniciativas, principalmente por meio da internet, das mídias sociais e de outros aplicativos digitais. É mais um passo adiante da comunicação Benetton que visa à atuação e à ação de todos, em nome de uma democracia “ampliada” e aberta, sem limites físicos, políticos, sociais ou ideológicos.

As imagens estão disponíveis no site http://unhate.benetton.com.

1 comentário:

  1. Poderosa esta campanha... Fiel ao seu percurso a Benetton trás algo que nos abana!!!
    :D

    ResponderEliminar