LEICA

Máquina mais famosa do mundo feita em Famalicão.


Pouca gente sabe que a conhecida máquina fotográfica Leica, desde 1973, é praticamente toda feita em Portugal. Mais concretamente em Famalicão, numa fábrica que emprega 650 pessoas e que no último ano bateu o recorde de faturação, com 40 milhões de euros, e distribuiu prémios pelos trabalhadores. A Leica é uma ilha em plena crise. A fábrica dificilmente sairá de Portugal porque tem segredos guardados pela maioria dos trabalhadores que estão na Leica há mais de 20 anos. 

Toda a gente conhece a Leica, máquina fotográfica alemã, usada por Cartier Bresson, Robert Kapa, entre outros, que revolucionou o conceito da fotografia e o fotojornalismo. A Leica é um objeto de culto entre os fotógrafos profissionais. 

 A Leica de Famalicão produz 90 por cento das famosas máquinas fotográficas, faz binóculos e medidores de distâncias made in Portugal e fornece produtos óticos à casa mãe na Alemanha mas também vende a outros países.

A fábrica Leica chegou a Portugal em 1973, vencendo a concorrência da Indonésia e da Irlanda. O empresário alemão Ernest Leitz passou uma semana em Portugal à procura da melhor região para a fábrica lowcost e escolheu Famalicão.

A fábrica em Famalicão nunca teve tanto trabalho como agora. Este ano (2012) a empresa vai obter o maior volume de vendas de sempre: 40 milhões de euros, em plena crise.

Fonte: TVI