Uta Melle

"Será que vou deixar de ser sexy?"


Poucos dias antes de completar 40 anos, a alemã Uta Melle, soube que teria de tirar os dois seios, por causa de um cancro da mama. 

De imediato surge a dúvida: "Será que vou deixar de ser sexy?", mas teve a certeza que não ao consultar o marido, um publicitário bem-sucedido que a presenteou com um quadro de uma guerreira amazona que cortara o próprio peito para usar melhor o arco e a flecha.


Assim, Uta Melle partiu para um projeto singular: fotografar mulheres com histórias semelhantes. O trabalho rendeu um livro de arte e a exposição fotográfica "Amazonas", que são mulheres nuas, e a ideia é incomodar. Nas fotos, 19 mulheres, entre 30 e muitos e 50 e poucos anos, estão nuas ou seminuas. Muitas, em poses sensuais. Em comum, os sinais da batalha contra a doença: algumas têm um único seio, outras próteses, outras apenas cicatrizes no colo.

A publicitária que deixou o mercado, a alemã virou uma espécie de activista da causa, lutando contra o preconceito e a favor de mais verbas para pesquisa. "Aqui, a doença ainda é um tabu. Os alemães não suportam ver cicatrizes nem mutilações. Acham que é sinal de derrota. Trauma de duas guerras mundiais", diz Uta.

Em Berlim, mais de mil pessoas visitaram a exposição em duas semanas. Mas houve quem não gostasse.



O jornal de esquerda "Junge Welt" publicou um artigo dizendo que o livro não fazia uma abordagem séria do assunto. Já o tabloide "Bild", que vende milhões de exemplares por dia e costuma ostentar fotos de mulheres nuas e opulentas na capa, reagiu com simpatia, embora alguns leitores tenham feito comentários pouco gentis.

Com sua beleza andrógina, as fotos bombaram na internet. E ajudaram Uta a recrutar as 18 mulheres para o ensaio fotográfico das amazonas, feito num estúdio em Berlim. O ensaio é executado por duas fotógrafas alemãs, Esther Haase, profissional com vários trabalhos internacionais, e Jackie Hardt, ex-modelo que passou para o lado de trás das lentes.



Nele, as mulheres aparecem vestidas de guerreiras ou em cenas de protestos, com cartazes na rua. Toda essa pose de poder tem um fundo de melancolia. "É um tema muito delicado, que mistura o medo da morte ao da perda da feminilidade", diz Uta.
Como muitos alemães, ela sempre tomou banho de Sol e mergulhou nua nos lagos. Depois da cirurgia, não mudou o velho hábito. As pessoas reparam, mas Uta não abre mão de se bronzear nua. "As crianças são sempre mais fáceis de lidar. Elas perguntam, eu explico. Mas os adultos reagem de um modo estranho, muitos fingem não ver." Quando ela entra para fazer ginástica, tem gente que disfarça e sai da academia.


Uta ainda sente saudade dos seios. Mas já resolveu: não vai colocar prótese de jeito algum. Está convencida: ainda pode ser sexy. Ela hoje acha que também pode fazer piada do infurtúnio: "Pelo menos, meus peitos não podem mais cair".

16 comentários:

  1. que lição de vida!
    este post não poderia ser mais adequado para o dia da mulher! agradeço-te muito a partilha!
    dia feliz*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb achei que era uma grande lição de vida :)
      É preciso coragem ...
      Jinhos

      Eliminar
  2. Um belo post, inspirador! Parabéns! Muita Luz em sua Jornada! E parabés pelo Dia Internacional da Mulher.

    ResponderEliminar
  3. Fantástico... muito inspirador neste dia de todas nós! Feliz dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Filipa :)
      FELIZES DIAS para ti :) porque o Dia da Mulher é todos os dias :*

      Eliminar
  4. Adorei o post.
    Mil beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei Ângela, francamente, gostei :D

    ResponderEliminar
  6. Adorei!
    Esta mulher é poderosa!
    Não sei se conseguiria ultrapassar algo assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheia de força :)
      Nós por vezes achamos que não ... mas a vida encarrega-se de nos mostrar que conseguimos vencer batalhas por vezes impossíveis à primeira vista ...
      Jinho grande

      Eliminar
  7. Adorei!
    Uma mulher coragem sem duvida, conhecia algumas mulheres na mesma situação, quando trabalhei na cardiologia no Hospital, e elas encaravam com tanta naturalidade, desarmavam-me sempre.

    Obrigado por esta partilha fantástica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois realmente perante os nosso pequenos problemas estas mulheres sorriem e agem com uma naturalidade que só nos pode mesmo deixar espantados com a sua força :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. A minha mãe poderia ter sido uma dessas amazonas, se o cancro de mama não tivesse levado a melhor sobre ela. Mais que a marca física no corpo, o que ela me deixou foi a enorme coragem e garra de se agarrar à vida!
    E é isso que todas estas mulheres exibem com a cabeça erguida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh ... Naná :*
      São mulheres de coragem, luta e garra sem dúvida ... mesmo as que infelizmente não conseguem vencer a doença :(
      Beijinho grande

      Eliminar